A Importância da comunicação nos processos de seleção

Oportunidades aparecem a todo momento e é preciso estar preparado para elas.
Independente do ramo de atuação saber se expressar bem, com assertividade, empatia e convicção, farão a diferença nos momentos decisivos como nas entrevistas de emprego e estágio, bem como nas dinâmicas aplicadas nos processos de seleção.

Um dos grandes obstáculos a vencer é o controle emocional. Como o candidato sabe que está num momento decisivo para seu futuro imediato, ou seja a curto prazo, é normal aparecer a ansiedade e nervosismo nestes momentos. Uma dica é se preparar amplamente e com antecedência, treinando a postura, a voz e a argumentação. Também usar técnicas para o controle emocional que podem ser aprendidas em um bom curso de oratória, onde se ensina a vencer a timidez e a lidar com o medo à exposição.

No processo de seleção o candidato será observado pelo recrutador que verificará se há hesitação e incoerência na exposição do candidato.

É importante prestar a atenção para desenvolver uma argumentação rica em recursos. Deve-se argumentar com convicção, o candidato deve ter certeza do que diz e evitar vícios de sonoridade como “ãnh”, “ééé”, “hum”, que demonstra incerteza na expressão. Deve-se evitar também a palavra “acho”, substituindo-a por exemplo por; “no meu entendimento”.

Há muito mais coisas a serem ditas sobre o assunto, mas demandaria muito mais tempo. De qualquer forma espero ter ajudado a quem precisa melhorar sua comunicação com estas simples dicas.

ERICK BARCELOS é Coach, Filósofo, Analista de Perfil Comportamental Palestrante e professor  de Oratória. Colunista quinzenal do Bahia Comenta.

Comente Você Também!

comentários