Prefeitura de Camaçari realiza capacitação para ambulantes


Manipulação de alimentos, orientação financeira e conceitos ligados ao empreendedorismo e adoção de meios eletrônicos de pagamento. Esses são alguns dos temas abordados durante a capacitação para ambulantes Turismo Legal, que formou mais duas turmas em Barra do Pojuca e Monte Gordo. Essa é uma iniciativa da Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com o Sebrae Bahia, voltada para os empreendedores autônomos que atuam na economia de praia.

A atividade é voltada para os profissionais que trabalham com manipulação de alimentos na Costa de Camaçari e estão devidamente cadastrados na Secretaria de Serviços Públicos (Sesp). Ao final dessa primeira edição do projeto, os ambulantes devem receber identificação oficial. “Eu fiquei muito orgulhosa, muito feliz com isso que a Prefeitura deu pra gente. Acho muito importante para a nossa região. Do tempo que eu trabalho como ambulante, nunca tinha visto isso”, comemora Elane Sena, que vende cocadas gourmet e já trabalha há 18 anos como ambulante.

Ser trado com acolhimento e respeito foi um dos fatores apontados pelos profissionais como diferencial dessa abordagem proposta pelo governo municipal. “Eu quero agradecer a todos da Secretaria de Turismo pela oportunidade de nos proporcionar uma qualificação que foi de suma importância para nós ambulantes, através dos cursos de Qualidade no Atendimento, Manipulação de Alimentos e Controles Financeiro pelo Sebrae. O conhecimento foi muito bem passado, com  exemplos práticos, vídeos, bom humor, entre outros, além de um delicioso lanche preparado para os ambulantes todos os dias”, contou Joiciane Jacob, durante a conclusão da formação, na última sexta-feira (1°/11).

O encerramento das atividades contou com a participação do secretário de Turismo, Gilvan Souza, que tirou dúvidas dos ambulantes e reforçou o compromisso do prefeito Elinaldo Araújo com o acolhimento social da população e fomento econômico do município. “Vocês fazem parte desse novo momento nosso. Precisamos avançar no ordenamento, pensar em melhores condições de trabalho para vocês, pensar em higiene, em garantir a permanência dos clientes o ano todo. A gente está dando condições, modernizando, mas precisamos ter direitos e deveres. A prioridade para o Turismo são pessoas, são vocês que trabalham e moram aqui”, enfatizou.

Esse momento inédito está sendo possível graças a parceria com o Sebrae Bahia, que disponibilizou profissionais com ampla experiência, a exemplo da técnica em segurança alimentar, Priscila Aguiar. A profissional elogia a iniciativa municipal e destaca os pontos positivos dessa ação: “A iniciativa é brilhante. Acredito que disponibilizar o conhecimento técnico gratuito a pessoas que já estão no segmento de alimentos, significa abrir os caminhos para o crescimento e para a melhoria da qualidade dos produtos ofertados pelos ambulantes. É dar a vara ao pescador para ele pescar os peixes”.

Comente Você Também!

comentários