Camaçari recebe certificado ambiental internacional nesse sábado (16)


O município de Camaçari recebe, nesse fim de semana, a sua mais importante conquista ambiental: o selo Bandeira Azul. A cerimônia de entrega e hasteamento da bandeira acontece neste sábado (16/11), às 10h, em Guarajuba. A praia obteve, em setembro, após deliberação do Júri Internacional do Programa Bandeira Azul, a aprovação para hastear a bandeira durante a temporada 2019/2020. A praia que obtém o título torna-se referência em questões de balneabilidade, infraestrutura, segurança e conservação ambiental, tendo benefícios para todo o município, que passa a figurar em um exclusivo mapa.

O Programa Bandeira Azul é um selo de caráter socioambiental amplamente reconhecido em todo o mundo, criado pela FEE – Foundation for Environmental Education (http://www.fee.global), uma instituição internacional com diversos integrantes representando seus respectivos países. Em Camaçari, Guarajuba já garantiu o selo e a praia de Itacimirim está na fase piloto (em processo de adequações). A gestão municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), está identificando outras praias para candidatura e reconhecimento internacional.

A cerimônia terá a presença da coordenadora nacional do Bandeira Azul, Leana Bernardi. Ela destaca o processo de aprendizado e a importância do envolvimento das comunidades no processo de certificação. “A primeira temporada é uma experiência muito rica para todos, quando os gestores e a comunidade vão com o tempo ajustando todas as questões. Ser uma praia Bandeira Azul é um processo de evolução que não termina. A cada ano, os júris nacional e internacional esperam observar melhoras na infraestrutura e gestão da praia”, destaca Leana.

O selo também é um importante diferencial competitivo para as cidades turísticas, criando uma demanda espontânea e divulgando as praias para o público internacional. “Estamos comemorando e vivendo esse momento de conquista para o município. Mas, esse é só o primeiro passo. Estamos trabalhando com o apoio do prefeito Elinaldo Araújo, para que outras praias tenham a mesma infraestrutura e condições de receber esse reconhecimento”, afirma o secretário de Turismo, Gilvan Souza.

A candidatura e adequações da praia de Guarajuba foram realizadas pela Prefeitura Municipal, tendo como coautores a Associação de Moradores de Guarajuba (Ascon) e o Condomínio Paraíso. Durante o período de análises, o município teve o apoio da Central de Tratamento de Efluentes Líquidos (Cetrel/SA), com coletas de amostra de água e areia semanais e o monitoramento periódico.

Dentre os benefícios para as praias que conquistam o selo Bandeira Azul estão a valorização ambiental, social, econômica e imobiliária, o aumento do fluxo de visitas e na qualidade de vida dos moradores, além de tornar-se um destino turístico reconhecido internacionalmente e exemplo de destino sustentável.

Comente Você Também!

comentários