Feira Cidadã chega a Ribeira do Pombal com expectativa de sete mil atendimentos

Com expectativa de atender sete mil moradores de Ribeira do Pombal até a próxima segunda-feira (29), a Feira Cidadã chegou ao município nesta quinta (25), oferecendo mais de 15 serviços de saúde e cidadania à população. A ação, que está em sua 11ª edição, é realizada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA).

Segundo o coordenador do evento, pelas VSBA, Edvaldo Gomes, 34 cidades serão visitadas em 2019. “De acordo com o planejamento deste ano, a expectativa é atender meio milhão de baianos. Até agora, nas ações realizadas em 11 municípios, um terço do previsto, mais de 100 mil atendimentos já foram realizados”, revelou.

Maior procura

Entre as ofertas mais disputadas do evento está o atendimento odontológico. Nos odontomóveis, são feitos os procedimentos de extração, restauração, canal, limpeza e orientação de escovação dentária com distribuição de kits.

Os serviços na área de odontologia atraíram Ednalva Maria de Jesus, lavradora residente do distrito de Fazenda Arapuá. “Esse evento ajuda muita gente. Vim para colocar prótese e fazer limpeza”, disse. A moradora da sede da cidade, Maiara Lima, também procurou o odontomóvel. “Adorei o atendimento. Já fiz a limpeza e serei encaminhada pelos profissionais da Feira para fazer dois canais. Consegui resolver tudo”, destacou.

Outro serviço bastante procurado nas edições da Feira Cidadã é o de oftalmologia, que faz distribuição de óculos para quem tiver necessidade corretiva e realiza marcação de cirurgias para pacientes acima de 60 anos que necessitem.

Pessoas de outros municípios também procuraram o atendimento em Ribeira do Pombal. É o caso da lavradora Keiliane Nascimento, de Mulungu do Morro. “Eu vim porque estava precisando muito fazer a revisão das vistas. Aqui é de graça e perto, então corri para não perder a oportunidade”, afirmou.

Mais serviços

Idealizada pela primeira dama do Estado e presidente das VSBA, Aline Peixoto, a Feira Cidadã ainda oferece atendimento ginecológico e orientação sobre a saúde da mulher; mamografia; ultrassonografia (mama, abdômen total, tireóide, vias urinarias, próstata via abdominal e partes moles); eletrocardiograma (ECG); raio-x de tórax; aferição da pressão arterial; medição da glicemia; orientação nutricional; e vacinação.

Na área de cidadania, há o balcão social e emissão da segunda via da identidade, além de brinquedoteca para a criançada, com atividades lúdicas e recreativas.

Repórter: Renata Preza
Fotos: Elói Corrêa/GOVBA

Comente Você Também!

comentários